Como a computação na nuvem (cloud computing) aumenta a produtividade da sua equipe?
O investimento em computação na nuvem (cloud computing) é apontado por vários especialistas como uma forma de tornar a equipe de uma empresa mais eficiente e ágil. | postado em 08/09/2022
O investimento em computação na nuvem (cloud computing) é apontado por vários especialistas como uma forma de tornar a equipe de uma empresa mais eficiente e ágil. Com uma série de aplicações, essa tecnologia é facilmente adaptada para o ambiente corporativo. Assim, o negócio consegue atender a demandas do mercado em prazos menores, conquistando novos clientes e parceiros comerciais.
Ficou interessado e quer saber como o cloud computing pode melhorar a produtividade da sua companhia? Veja no nosso post alguns benefícios que a computação na nuvem traz para a produtividade do negócio.
Maior integração entre equipes
A integração entre times pode contribuir enormemente para a nos índices de produtividade de um empreendimento. Criando um ambiente de trabalho com alto nível de colaboração, gestores reduzem conflitos, otimizam a performance de seus times e a capacidade da equipe de atender às suas métricas internas. Além disso, a rotina se torna mais ágil e simplificada.
Por meio de ferramentas de cloud storage, por exemplo, a troca de dados é feita com segurança. Bastam alguns cliques para que várias pessoas possam ter acesso a um arquivo utilizado em um projeto.
Já os sistemas de gestão integrada, chamados de ERPs, podem centralizar dados internos. Ao obter uma maneira eficiente e precisa de verificar os registros de vendas, estoque e logística, por exemplo, o setor de planejamento pode criar políticas de vendas que tenham um impacto maior nos lucros do negócio e processos que reduzam o desperdício de recursos.
Essas e muitas outras possibilidades trazidas pela nuvem aumentam a produtividade da empresa como um todo. Pois, com uma integração maior entre as equipes, menos tempo é desperdiçado e mais trabalho em conjunto pode ser feito em busca das metas e objetivos do negócio.
Ganho de mobilidade com a nuvem
A mobilidade operacional se tornou um fator estratégico para vários negócios. Quando profissionais podem atuar em casa com alta produtividade ou no local de trabalho de clientes, a companhia reduz os seus custos operacionais e passa a ser mais competitiva.
Isso pode ser obtido com a migração de sistemas internos na nuvem. Como tais aplicações estarão em um ambiente acessível via web, profissionais conseguirão atuar com alta performance, evitando erros e tendo como base dados precisos. Graças aos protocolos de segurança digital modernos, tudo poderá ser feito com alta segurança e privacidade.
Dessa forma, a companhia pode adotar novas práticas de trabalho, como o Home Office, o serviço freelancer e o BYOD, além de conseguir proporcionar todas as ferramentas e recursos necessários a colaboradores que vão campo. Além disso, há também a possibilidade de se desenvolver ferramentas internas, integradas aos sistemas da empresa, para que os times possam se conectar e trabalhar mais e melhor através do ambiente mobile. Tudo com eficiência e segurança.
E isso, além de aumentar a produtividade da empresa como um todo, ajuda a diminuir os custos. Pois os gastos com contratação e manutenção de colaboradores, compra de equipamentos e compra de softwares caem drasticamente.
Maior capacidade de resposta a clientes
Conseguir atender a demandas de clientes e parceiros comerciais com agilidade é algo que fideliza consumidores e torna o negócio mais lucrativo. Graças à nuvem, isso tem se tornado uma realidade para vários negócios, que conseguiram ampliar a sua capacidade de resposta a mudanças no mercado de forma simples e inovadora.
Utilizando sistemas de computação na nuvem (cloud computing), uma empresa pode ter um manejamento eficiente dos seus recursos. A alta disponibilidade de serviços garantirá que todas as soluções de TI estarão prontas para uso quando for necessário, dando mais capacidade de atuação para o negócio.
Assim, a sua empresa consegue se adaptar melhor as novas necessidades que surgirem, sejam provenientes dos clientes ou do mercado. E isso, além de trazer mais produtividade para o negócio, aumenta sua competitividade e proporciona crescimento.
Menos problemas de desempenho
Um dos maiores inimigos da produtividade na TI é o baixo desempenho. Afinal, em um setor que exige velocidade e eficiência; travamentos, quedas de desempenho e outros problemas são situações nada bem-vindas. Pois elas paralisam todo o fluxo de trabalho dos colaboradores, consequentemente, trazendo enormes prejuízos produtivos.
Mas com a computação na nuvem (cloud computing), problemas de desempenho como estes não existem. Pois, Independentemente da solução escolhida, seja SaaS, PaaS ou IaaS, a nuvem consegue proporcionar a melhor performance sempre.
Isso porque ela entrega recursos abundantes e dedicados, em um ambiente altamente flexível e escalável. Assim, quedas de desempenho por causa de outros usuários, problema comum em algumas soluções de hospedagem, não acontecem. Além disso, você sempre pode contar com os recursos necessários, não importa o tamanho da demanda, como veremos a seguir.
Melhora da escalabilidade
A escalabilidade operacional de sistemas de TI é um fator que está diretamente ligado à capacidade do negócio de manejar os seus recursos e aumentar a performance de sua infraestrutura. No caso do cloud computing, essa é uma característica que impulsiona vários investimentos na área, uma vez que aplicações na nuvem podem ter o seu poder de processamento manipulado de forma rigorosa.
Com a computação na nuvem (cloud computing), a sua infraestrutura será modificada conforme for necessário. Em alguns cliques, gestores poderão aumentar a capacidade dos sistemas internos, diminuindo os prazos para aumentar a produtividade interna. Como consequência, pessoas poderão ser atendidas pelo negócio em prazos menores e, ao mesmo tempo, os gastos com TI terão mais precisão.
Em e-commerces, um setor bastante volátil, é possível aumentar e diminuir a quantidade de recursos contratados facilmente. Com a aproximação de datas comemorativas, por exemplo, o gestor pode contratar mais RAM para suprir a demanda extra. Assim, o negócio consegue se adaptar melhor ao crescimento, gastando proporcionalmente.
Nuvem = Segurança = produtividade
Segurança é sinônimo de produtividade e adotando a computação na nuvem(cloud computing) você ganha os dois. Isso porque, com a nuvem, você pode contar com um ambiente robusto e altamente protegido em todos os aspectos. A maioria das empresas que prestam o serviço disponibilizam profissionais especializados para monitorar o sistema 24 horas por dia e o esquema de redundância impede que ataques ou outros problemas derrubem sua aplicação.
Assim, você e a sua equipe podem se despreocupar de seguir protocolos, fazer análises de segurança ou mitigar ataques e podem passar a focar no que realmente importa para sua empresa: produtividade e estratégia.
Gostou das nossas dicas e quer saber como computação na nuvem pode ser integrado às rotinas do seu negócio? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba qual é a ferramenta da nuvem ideal para a sua empresa!
Confira também no nosso Blog: 5 Mitos sobre Help Desk e Service Desk
Quer investir e alavancar seu negócio? Investir em Outsourcing pode ser a melhor decisão para seu momento. Entre em contato sem compromisso e saiba mais.
Veja mais:
5 maiores riscos em se manter um Data Center dentro da empresa
Data Center tradicional e Cloud Computing: quais são as diferenças?
Como escolher um serviço de Cloud Computing para sua empresa?
VEJA TAMBÉM
-
Impulsionando Decisões com Dados: Como a Cultura de Dados Molda o Futuro das Empresas
-
O que é Data Mesh?
-
Data Lake: entenda o conceito e como estabelecer um plano eficiente de governança
-
Migração para a Nuvem: Direcionando o Futuro dos Negócios
-
Segurança na Nuvem - Tire agora suas principais dúvidas