Outsourcing de TI: investimento ou custo?
O Outsourcing visa contratar uma empresa como prestadora de serviços, para ficar totalmente focada no melhor atendimento das demandas tecnológicas, deixando a organização livre para cuidar do núcleo do próprio negócio. | postado em 01/09/2022
Uma vez que o mercado exige cada vez mais que as empresas se adaptem as novas soluções tecnológicas, é essencial possuir um bom time de TI. Mas o que será que vale mais a pena: ter este time dentro da empresa ou contratá lo através da terceirização? Primeiro, vamos entender um pouco melhor sobre este método.
O Outsourcing visa contratar uma empresa como prestadora de serviços, para ficar totalmente focada no melhor atendimento das demandas tecnológicas, deixando a organização livre para cuidar do núcleo do próprio negócio.
Como todas as decisões tomadas no mundo dos negócios, a terceirização também possui seus riscos, portanto, o estudo sobre o assunto deve ser completo e muito bem organizado. Investir em um parceiro, que aliará forças visando o crescimento de ambos, é uma grande estratégia para competir no mercado, desde que seja avaliada de forma clara.
Por que investir no Outsourcing de TI?
Antigamente, apenas serviços completamente distantes do negócio vital da empresa eram terceirizados, como manutenção, transporte, entre outros. Porém, nos dias de hoje, fazer a terceirização de áreas que lidam diretamente com os princípios da empresa, como a TI, se provou uma solução muito benéfica e com visão de futuro.
O surgimento exponencial de oportunidades, é uma prova de que cada empresa se concentrando no que faz de melhor, consegue fazer crescer seu negócio e garantir parceiros que também aproveitam essa aliança para evoluir. Além disso, conquistas como maior qualidade, sustentabilidade e inovação são alcançadas com o Outsourcing de TI.
Vamos ver alguns dos maiores benefícios adquiridos quando se opta pelo Outsourcing:
Redução de custos
Um dos maiores benefícios da terceirização da TI é a redução de custos. Economizar na área de TI própria, contratando apenas colaboradores com pouca experiência e salários baixos é um erro, portanto é uma necessidade também possuir profissionais mais qualificados e com bagagem profissional.
Manter esse perfil de funcionário é caro para a empresa, então quando é realizado o Outsourcing de TI, passar todos os encargos financeiros para a empresa parceira traz economia para o negócio. Com isso, vemos que investir em Outsourcing fornece um melhor custo e benefício para os negócios. Além disso, esta prática traz maior prevenção contra falhas, aumentando também a segurança.
Aumento da produtividade
A empresa contratada é especializada e estará totalmente dedicada a tarefa em questão, pois essa é a missão dela. Assim a disponibilidade será total e o foco estará na finalização das atividades, com qualidade e de forma mais rápida, aumentando a produtividade. Com o Outsourcing de TI, a empresa contratada deverá está atenta as inovações do mercado, e isso também contribui na produção, pois com equipamentos de lançamento os serviços serão feitos em menor tempo.
Flexibilidade
Com a terceirização da equipe de TI, a empresa contratada estará atenta as necessidades da sua empresa. Dessa forma, as soluções serão fornecidas de acordo com as demandas. Como por exemplo: banco de dados, infraestrutura, backup, entre outros. Além disso, por ser sobre demanda possui também um baixo custo, já que será soluções de acordo com a necessidade.
Qualidade do atendimento
Com a empresa contratada possuindo profissionais especializados no serviço prestado, como Cloud Computing ou Data Centers Virtuais, por exemplo, a qualidade das atividades de TI é ampliada com a terceirização. A transparência entre as partes é muito importante para a melhoria contínua desse processo. Como a contratada é especialista neste tipo de serviço, elas investem em treinamentos que visão na melhora do atendimento, trazendo vantagem para sua empresa e seu cliente.
Foco no Core Business
Não sendo mais necessário gerenciar uma área que não é o Core do negócio, é possível utilizar o tempo e o esforço de seus funcionários para áreas diretamente ligadas a missão da empresa, agregando cada vez mais valor. Ou seja, os colaboradores poderão investir mais tempo na gestão que trará mais lucro para sua empresa.
Mesmo com os riscos existentes do Outsourcing de TI, as vantagens são claras, demonstrando que focar no próprio negócio e contratar outros que fazem desse tipo de serviço a missão deles, traz mais eficiência e economia. Com uma análise detalhada e planejamento competente, é possível passar para esse novo cenário com competência e começar a conviver com os benefícios da escolha.
Agora que sabemos alguns dos benefícios do Outsourcing de TI, saiba quais são os três tipos existentes:
1. Offshore Outsourcing
Este modelo se refere à um serviço terceirado para um fornecedor do exterior. Neste modelo o custo é menor em relação ao Onshore. Apesar do baixo custo por possuir diferença no idioma, nas leis e no fuso horário a comunicação entre as empresas podem ser mais difíceis.
2. Onshore Outsourcing
No Onshore uma das principiais vantagens é que a empresa contratada e contratante partilham do mesmo idioma e cultura, facilitando a comunicação. Além disso, por estar no mesmo país da sua empresa, dificilmente você terá problemas legais por possuir entendimento sobre as leis, como por exemplo a Lei de Proteção de Dados Pessoais.
3. Nearshore Outsourcing
Neste Outsourcing de TI, a empresa terceirizada em diferente território da sua empresa, porém perto, por exemplo no mesmo continente. A ideia é contratar o serviço de uma empresa que esteja em países perto e com melhor situação econômica. Este modelo é um meio termo entre os benefícios do Onshore e Offshore. Portanto, com o Nerashore conflitos culturais e de comunicação são evitados, e o valor mais barato do que o Onshore.
Entretanto, o Outsourcing pode acabar sendo um diferencial para o seu negócio trazendo vantagem competitiva. E você, o que achou deste método? Gostou do que o Outsourcing de TI pode trazer a sua empresa?
Confira também no nosso Blog: 5 Mitos sobre Help Desk e Service Desk
Quer investir e alavancar seu negócio? Investir em Outsourcing pode ser a melhor decisão para seu momento. Entre em contato sem compromisso e saiba mais.
Veja mais:
5 maiores riscos em se manter um Data Center dentro da empresa
Data Center tradicional e Cloud Computing: quais são as diferenças?
Como escolher um serviço de Cloud Computing para sua empresa?