O que é confidencialidade? Saiba se sua empresa está em risco!
A confidencialidade é composta por regras. Elas mantêm um padrão que blindam seus dados. Logo, elas evitam ataques virtuais. | postado em 03/06/2022
Poucas empresas adotam a confidencialidade. Aliás, muitas nem sabem do que se trata. Ela é um padrão de segurança para dados confidenciais. Implementá-la vai ajudar na proteção da sua organização.
Afinal, imagine seus documentos expostos na internet. Quanto mais eles circulam por aí, maior o risco. Por isso, expanda os conhecimentos sobre esse tema. Dessa forma, garanta a proteção de sua empresa!
Quer manter sigilo dos dados privilegiados? Então, aumente a sua segurança e a dos seus clientes. Saiba mais! Acompanhe o artigo a seguir.
O que é Confidencialidade? Entenda o conceito de maneira simples
A confidencialidade é composta por regras. Elas mantêm um padrão que blindam seus dados. Logo, elas evitam ataques virtuais. Visto que isso causa grandes prejuízos. Não só financeiro, mas da imagem sobre a empresa. Pois não se limita aos dados da organização. Mas sim, de seus clientes também. Por isso, o estrago de uma invasão é gigantesco.
Em suma, a confidencialidade executa ações que garante o sigilo. Por consequência, impede o roubo delas. Além de bloquear a espionagem e eventos prejudiciais.
Confidencialidade: medidas exatas para aumentar a segurança
Existem medidas para aumentar a segurança. Por exemplo, configurar permissões. Além de definir uma escala hierárquica. Isto é, você pode liberar o gerente para acessar dados do financeiro. Por fim, categorizá-las por área. Então, um analista de RH tem acesso a dados dos funcionários.
No entanto, ele não pode acessar o briefing do setor de marketing. Pois, liberar as credenciais para todos coloca a empresa em risco. Além disso, o excesso de conteúdo atrapalha o colaborador. Dessa forma, prejudica o seu desempenho. Inclusive deixa o sistema vulnerável.
Por que implementar a Integridade no seu negócio?
A integridade é composta por um conjunto de ações. A partir delas, identificamos falhas no processo. Porque seu objetivo é manter os dados íntegros. Desse modo, elimina conflitos de comunicação. Pois, a divergência de dados prejudica a produtividade.
Com isso, promove resultados eficientes. Já que a correção é rápida. Assim, reduz o risco de ataques virtuais. Pois, o invasor busca falhas existentes. Por isso, acompanhar é importante. Quando essa ação é contínua detectamos as mudanças de forma ágil. Por exemplo, falha humana, vírus ou problemas técnicos.
Integridade: sua empresa adota esta medida?
A integridade é o ato de manter os dados iguais. Ou seja, garantir que nada mudará ao chegar no destino. Por exemplo, mensagens entre membros devem ser iguais ao da origem. Portanto, nada muda sem autorização. Além de preservar a consistência, confidencialidade e precisão. Assim sendo, elas atingem seu verdadeiro propósito.
Integridade: corrija rápido as falhas de entrega
Quando clicamos no link da empresa deve abrir a página dela. Ou seja, não pode direcionar a outra página. Se isso acontecer é porque houve falha no processo. Sendo resultado de erros no servidor. Ou da modificação de dados não autorizados. Por exemplo, em casos de invasão hacker.
Nessa situação, ele altera o caminho da URL para páginas falsas. Em seguida, coleta credenciais dos usuários. Razão essa que a integridade é fundamental. Porque garante a proteção dos dados durante a entrega. Contudo, é a constância que vai proteger seu negócio.
Disponibilidade: colaboradores e clientes acessam fácil o sistema?
A disponibilidade é a ação de facilitar o acesso aos dados. Dessa forma, colaboradores e clientes têm as informações a qualquer hora. Por isso, elas precisam estar seguras. Além de priorizar o bom funcionamento da rede e do sistema.
Prejuízos da falta de disponibilidade?
Imagine uma academia com falhas durante o pagamento. Dessa forma, o aluno perde o acesso. Logo, precisa solicitar a liberação da entrada todos os dias. Além disso, o aplicativo não pode gerar informações divergentes. Por exemplo, ter o cronograma das aulas, mas ser diferente na hora.
Na verdade, essa é uma situação real. Sendo um exemplo clássico da falta de disponibilidade. Seguido da quebra de integridade. Sem dúvida, a dificuldade de pagamento e divergência de informações prejudicam a empresa. Pois, o branding da corporação é brutalmente impactado.
Agora, vamos trazer para o contexto da tecnologia. Por exemplo, quando oferecemos serviço de TI não pode falhar. Mas, se acontecer precisamos de um step para substituir. Do contrário, os clientes perdem a confiança.
Afinal, oscilações são pesadelos para as empresas. Quando isso acontece o prejuízo é alto. Por isso, a melhor solução é a duplicidade. Porque quando há imprevistos, não há pausa no serviço.
Como melhorar a disponibilidade?
Se você quer melhorar a disponibilidade faça um plano. Isto é, escolha a infraestrutura certa. Além disso, atualize sempre o sistema. Por fim, contrate uma banda de comunicação compatível. Dessa forma, você atende a demanda da sua empresa. Inclusive, contar com um link temporário e redundante. Pois, ambos ajudam a manter a disponibilidade. O primeiro, contribui para uma internet ativa. Mas, por um curto período. Por exemplo, eventos e palestras ao vivo.
Já o segundo, mantém a conexão da internet. Pois, no caso de queda a redundância garante continuidade. Desse modo, ele completa o serviço. Inclusive, essa transição ocorre tão rápido que é imperceptível. Por exemplo, numa Data Center duplicamos a localidade, hardware, software e rede.
Qual a estrutura adequada para fortalecer a disponibilidade?
Para fortalecer a disponibilidade invista numa infraestrutura preventiva. Porque é a melhor alternativa para evitar prejuízos. Já que ninguém imagina uma tragédia no seu negócio. Até que no auge do crescimento ocorre um ataque virtual. Ou um evento natural que pode destruir seus equipamentos. Por isso, faça um Plano de Recuperação. Por fim, invista num sistema de backup automático. Afinal, você não quer perder todos seus dados, certo?
Afinal, a solução Cloud garante a confidencialidade?
Agora, você já sabe como aprimorar o tripé. Talvez, tenha dúvidas sobre a eficácia do serviço Cloud. Visto que os gestores buscam a segurança de dados. No entanto, ficam inseguros sobre a proposta na nuvem.
Afinal, manter um ambiente de alta disponibilidade garante o bom funcionamento da empresa. Mas, construir um Data Center pode encarecer demais. Por isso a terceirização de soluções de TI é mais eficiente e barato.
Conhece as ferramentas Cloud? Confira a eficiência delas!
Ao contrário do que pensam é seguro terceirizar. Antes que a dúvida volte conheça as ferramentas que o Cloud oferece. Porque todas as empresas tendem a migrar para essa opção. Então, confira a seguir!
Chave de criptografia
Verificar a identidade do usuário já não é mais tão eficiente. Porque os Hackers encontram formas para burlar a segurança. Isto é, mesmo com protocolo de segurança é possível praticar a espionagem. Por essa razão, os aplicativos se atualizaram. Agora, contam com um sistema de criptografia. Em outras palavras, só o remetente e o destinatário têm acesso ao conteúdo trocado.
Acesso móvel seguro
Por meio do celular acessamos diversos softwares na nuvem. A partir disso, temos acesso seguro.
Cloud Backup
A vantagem do serviço Cloud é ter acesso de qualquer lugar. Além de oferecer Backup automático. Então, qualquer problema com hardware a solução é a nuvem. Afinal, seus dados estarão lá.
Suporte Personalizado
Acima de tudo, diga não a softwares piratas e evite versões gratuitas do Cloud. Pois, eles oferecem suporte automatizado, mas, para garantir segurança é preciso suporte individual, principalmente, quem atua com dados sensíveis.
Em suma, manter a confidencialidade é uma ação integrada. Ela é importante para o sucesso contínuo do negócio. Portanto, prevenir faz parte dessa rotina.
O tripé formado pela confidencialidade, disponibilidade e integridade é indispensável para a segurança de dados.
Sua empresa já adota essa medida? Consulte nossa solução Cloud. Entre em contato sem compromisso.
VEJA TAMBÉM
-
Impulsionando Decisões com Dados: Como a Cultura de Dados Molda o Futuro das Empresas
-
O que é Data Mesh?
-
Data Lake: entenda o conceito e como estabelecer um plano eficiente de governança
-
Migração para a Nuvem: Direcionando o Futuro dos Negócios
-
Segurança na Nuvem - Tire agora suas principais dúvidas