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Servidores sem garantia - Entenda os riscos a sua empresa

Servidores que asseguram serviços críticos para o negócio não devem ficar sem garantia, sujeitos a indisponibilidade de vários dias enquanto aguardam uma reposição do hardware. | postado em 22/04/2022

O grau de importância dos serviços disponibilizados por um sistema determina a criticidade do servidor que os suporta. É legitimo, para serviços não críticos, destinarmos servidores menos robustos ou fora de garantia.

Porém, o que fazer com relação a sistemas que, quando indisponíveis causam transtornos e prejuízos mesuráveis para a continuidade do negócio?

Servidores que asseguram serviços críticos para o negócio não devem ficar sujeitos a indisponibilidade de vários dias enquanto aguardam uma reposição do hardware, por exemplo.

Por norma a recomendação para o ciclo de vida de um servidor está em sintonia com o nível de suporte e garantia adquirido. Quero com isto dizer que se o servidor tem 3 anos de garantia e suporte, normalmente no final dos três anos o mesmo deverá ser substituído ou estendida a garantia.

Confira abaixo algumas características desse serviço e dicas de como escolher o melhor fornecedor!

  

  

1 – Servidores e Storages

  

Um servidor nada mais é do que um computador de grande porte, constituído por um ou mais processadores, sistemas, bancos de dados, portas de comunicação e armazenamento de dados, como hard disks e memórias SSD.

O que o diferencia de computadores pessoais é a sua grande capacidade de fornecer serviços ou aplicações para outras máquinas. E esse fornecimento pode ser feito tanto pela internet quanto pela rede interna de uma organização.

Já os storages são, basicamente, um repositório onde os dados das empresas ficam centralizados. Mas eles também podem ter outras funções, como, por exemplo, servidor de arquivos, backup e área de compartilhamento e colaboração.

Os storages são divididos em três tipos. Das (Direct Attached Storage), que são diretamente conectados a computadores e servidores, funcionando como um disco complementar de arquivos; NAS (Network Attached Storage), que é ligado diretamente à rede e roda um sistema operacional próprio, permitindo o compartilhamento e o gerenciamento de informações; e SAN (Storage Area Network), que é uma rede dedicada de armazenamento composta por servidores e storages.

  

  

2 – Quais os benefícios de um contrato de Garantia Estendida?

  

As empresas Brasileiras resolveram investir nos contratos de garantia e manutenção de servidores de TI do Data Center, independente do fabricante, visando a redução de custos operacionais com a infra computacional do negócio.  

Agora estas empresas começam a trilhar um caminho que já há mais de 30 anos é trilhado por empresas americanas e europeias com o mesmo foco: reduzir custos!

Para as empresas novatas no assunto, isto pode ser um verdadeiro desafio, pois faz-se necessário uma análise muito minuciosa e crítica sobre entre os possíveis fornecedores do serviço, e por não possuírem experiência, por vezes não conseguem prever todos os pontos a serem analisados.  

  

Redução expressiva de custos

  

É fato que o contrato com uma empresa especializada em suporte e manutenção de servidores custará muito menos do que com as fabricantes para realizar este serviço, afinal é o core business da empresa, ela tem escala e expertise.

Além disso, temos que considerar o fato de, para a fabricante, a renovação do contrato de suporte e manutenção não ser algo benéfico, visto que para eles é melhor que o cliente renove o parque.

Em alguns casos de alto volume de equipamentos (acima de 1.000) a redução chega na casa de 80%, quando comparados aos preços dos fabricantes. Na maior parte dos casos, que geralmente gira em torno de 10 a 100 equipamentos, temos uma redução média de 30%.

  

Gestão unificada de contratos

  

Ter um único fornecedor de serviços de Manutenção facilita a gestão do contrato, medição de SLA e entrega de resultados. Cobrar um único fornecedor é mais assertivo e econômico para o gestor, do que ficar controlando vários fornecedores.

Fora isso, também pode facilitar a operação, colocando inclusive os equipamentos em garantia sob gestão do fornecedor, e este fica responsável por cobrar o fabricante. O melhor disso é que geralmente as empresas especializadas em serviços de Manutenção sabem melhor como fazer, pois, esta é a especialidade da empresa.

  

Mais flexibilidade e agilidade nos serviços

  

Empresas menores do que os fabricantes tendem a dar maior importância e relevância para os contratos com terceiros, o que proporciona atendimento a uma gama maior de serviços de forma ágil.

Por exemplo, uma atuação onsite de um especialista em Linux/Unix é mais fácil e efetiva em uma empresa especializada do que em um fabricante, por conta do engessamento burocrático.

  

Menos é mais

  

Contratar diretamente um fornecedor especialista é mais efetivo que os fabricantes, pois fabricantes dependem de contratar outras empresas para entregar a maior parte dos serviços.

Quando uma empresa contrata serviços de Manutenção de um fabricante o que ela está de fato fazendo é contratando uma terceirizada com a marca do fabricante e pagando muito mais caro por isso.  

Por exemplo, você tem máquinas da HPE e da Dell em seu Data Center, e contrata a HPE para fazer a manutenção do seu parque inteiro. A realidade é que a HPE não fará a manutenção dos equipamentos da Dell diretamente, e sim, irá subcontratar uma terceira para realizar a manutenção destes equipamentos. Já uma empresa especializada nos serviços irá atender a todos os equipamentos independentemente da marca.  

Além deste problema, ocorre que cada empresa possui seus próprios processos, metodologias e estratégias, o que causa sérios problemas no atendimento e é muito comum os fabricantes ficarem trocando de fornecedor ao longo do contrato, aumentando o problema do negócio.

  

  

3 – Como reduzir os riscos do serviço?

  

Faça uma validação para cada região contratada no intuito de certificar que a empresa possui técnicos próprios ou terceirizados capazes de executar os trabalhos, se tiver clientes na mesma região peça para falar com eles.

Hoje não existem órgãos reguladores de capacidade técnica, por isso, para atestar a capacidade solicite aos prestadores de serviço ao menos 3 Atestados de Capacidade Técnica de clientes que eles prestam serviço. Com esses atestados em mãos entre com contato com as empresas que proveram o atestado para verificar a validade e veracidade das informações.

Avalie os processos de atendimento apresentados por cada empresa, procure entender planos de escalação e como funcionam os níveis de atendimento.

Avalie quais são as ferramentas, metodologias e estratégias adotadas pelos postulantes fornecedores para identificar e solucionar os problemas. Seja critico nas perguntas.

  

Preços muito discrepantes

  

Este é um ponto comum, por dois fatores, que são importantes conhecer:

  

1. Novos entrantes cobram preços muito baixos visando ganhar mercado;

  

Seja muito criterioso com todos os possíveis fornecedores, e avalie se ele é um entrante, ou seja, está começando a empresa ou a prestação deste serviço agora.

Identificando isto, procure saber se a empresa tem capacidade de investir para atender o contrato. Os custos de peças no primeiro ano de contrato podem chegar a 80% do valor global do contrato. Peça uma auditoria contábil, que vale também para os fornecedores já instalados, saiba da saúde financeira de cada empresa.

  

2. Alguns modelos podem ficar mais baratos com o Fornecedor A e outros com o Fornecedor B e assim sucessivamente, por que?

  

A divergência de valores em grande parte ocorre, quando um fornecedor tem mais equipamentos de um mesmo modelo, isto significa que ele consegue diluir seu custo neste modelo e, por conseguinte promover preços mais competitivos. Quanto mais equipamentos em contrato, mais segurança. Isto é regra!

  

  

Conclusão

  

Muitas empresas sofrem por contratar serviços de manutenção e suporte mais baratos, e depois precisam mudar de fornecedor, mas já diminuíram o Budget.  

Muito cuidado. Sempre avalie as empresas e sua saúde financeira. Certifique-se que não é aventureiro!

Mantendo estas dicas e seguindo uma RFI e RFP organizada, você terá sucesso na empreitada de redução de custos.

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